Atualidades Médicas Volume 2 - Número 3
Publicada em 02 de Dezembro de 2018

Editorial

A insuficiência renal crônica tem concentrado a atenção de diversas especialidades médicas. Com as terapias dialíticas e o prolongamento da expectativa de vida dessa população, a manifestação da doença aterosclerótica coronariana, periférica ou carotídea tem grande prevalência nessa população, sendo a morte de etiologia cardiovascular, a principal causa de óbito nesse cenário clínico.  Além disso, a presença de redução de função renal é fator de pior prognóstico em outros cenários clínicos diversos, tais como insuficiência hepática, diabetes e sepse. Esse fato tem motivado um crescente número de estudos focados nessa subpopulação, outrora pouco representada nos grandes ensaios clínicos, ou mesmo o simples interesse na interação da função renal nas diversas patologias.
Na presente edição de Atualidades Médicas, Carvalho e Villani abordam o tema, avaliando a função renal numa coorte transversal de pacientes etilistas seguidos em unidade de psiquiatria do Rio de janeiro. Os resultados do presente estudo corroboram a preocupação com a prevalência de insuficiência renal em seus diversos estágios nessa população, por vezes sub-diagnosticada.
Ainda nessa edição, dois outros artigos originais versam sobre patologias endêmicas em várias regiões do Brasil e do mundo, porém, por vezes esquecidas na prática clínica diária e nos grandes estudos: hanseníase e malária. Tais estudos contribuem para o entendimento da fisiopatologia e manejo dessas entidades que não devem ser esquecidos pelos médicos em geral. O aprofundamento em entidades clínicas comuns, sem dúvida alguma, é indispensável em nosso meio, considerando o volume crescente de informação médica.

Eduardo Gomes Lima
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo
Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Médico Assistente da Unidade de Aterosclerose – InCor HCFMUSP