Atualidades Médicas Volume 2 - Número 1
Publicada em 28 de Julho de 2018

Editorial

Parte das críticas às estratégias de saúde pública nacional baseia-se no fato de que boa parte dos estudos que fundamentam essas estratégias não foram desenvolvidos em nosso país. Isso é fruto da falta de publicações com dados epidemiológicos nacionais nos mais diversos cenários da saúde.

A presente edição de ATUALIDADES MÉDICAS contribui com a produção científica nacional com pelo menos três relevantes estudos nessa direção nos trazendo importantes informações sobre a saúde pública nacional.

A alta prevalência de sobrepeso e obesidade em nosso meio é abordado nos artigos de Araújo Júnior e colaboradores, bem como no estudo transversal de Pessoa e colaboradores. O primeiro aponta para a alta prevalência de excesso de peso em uma amostra de indivíduos do nordeste brasileiro, o segundo, confirma essa tendência em profissionais de uma instituição de ensino superior, bem como traz informacionais sobre os demais fatores de risco cardiovascular, tais como perfil lipídico, glicêmico e presença de morbidades associadas. Os artigos em questão nos induzem a uma reflexão sobre medidas de intervenção educativas ou medicamentosas no controle dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Por fim, o estudo de Manso e colaboradores analisa o impacto de um  programa de promoção de saúde em uma coorte de idosos, trazendo luz nessa difícil realidade de mudança de estilo de vida para prevenção de eventos cardiovasculares.

Conscientes de nosso papel na divulgação de bons estudos epidemiológicos nacionais, esperamos contribuir para políticas de saúde mais consistentes com a realidade brasileira.

Eduardo Gomes Lima
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo
Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Médico Assistente da Unidade de Aterosclerose – InCor HCFMUSP