Atualidades Médicas Número 4
Publicada em 14 de Julho de 2018

Editorial

O exercício da prática médica exige o trânsito por conhecimento que vai da fisiologia básica ao sintoma do paciente, da "bancada experimental" à beira do leito. A presente edição de ATUALIDADES MÉDICAS aborda um amplo espectro do conhecimento médico nesse sentido.

O artigo Efeito neuroprotetor dos estrogênios: combate ao stress oxidativo fornece uma ampla revisão sistemática fisiopatológica sobre o tema, buscando bases moleculares, celulares e orgânicas para o potencial protetor dos estrogênios, bem como sua ação no stress oxidativo, que por sua vez tem sido implicado em inúmeras doenças degenerativas tais como Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.

Caminhando da teoria para a prática, o artigo de capa da presente edição versa sobre perda auditiva em idosos. Queixa bastante prevalente na prática clínica, Person e colaboradores fazem uma abordagem pragmática do tema, da investigação ao tratamento.  A oportunidade de revisitar temas corriqueiros e, por vezes, esquecidos dos médicos em geral tem sido desafiador em tempos de uma medicina ultra-especializada.

Nessa mesma linha, os demais artigos da presente edição se propõem a utilizar a melhor evidência disponível para uma prática clínica relevante.

Eduardo Gomes Lima
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo
Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Médico Assistente da Unidade de Aterosclerose – InCor HCFMUSP

Confira os artigos dessa edição