Atualidades Médicas Número 3
Publicada em 12 de Julho de 2018

Carta ao Leitor

A atualização constante, antes estimulada para o exercício da profissão médica, hoje tornou-se mandatória. A crescente evidência científica, bem como o aumento exponencial do número de publicações médicas, culminou com a geração de novas diretrizes e consensos em ritmo mais acelerado. Novidades em terapia e manejo repercutem em nossa prática, melhorando a evidência científica de nossa prática e reduzindo os vieses de uma conduta baseada no puro empirismo ou na experiência pessoal.

O artigo de capa da presente edição de ATUALIDADES MÉDICAS reflete muito bem isso. Da série Como eu Trato, o presente artigo da autoria de Adriana Bertolami disserta sobre o tratamento atual das Dislipidemias. Tal tema se reveste de particular interesse e relevância, considerando que esta entidade é fator de risco para doença aterosclerótica em seus diversos espectros.

Vivemos uma verdadeira mudança de paradigmas nesse campo. Desde o uso inicial das estatinas no final da década de 80, não se via medicação que resultasse em benefício prognóstico. O uso recente de ezetimiba e dos inibidores da proprotein convertase subtilisin/ kexin type 9 (PCSK9) trouxeram novo fôlego nessa acalorada e difícil batalha para redução do risco cardiovascular. Ademais, a possibilidade de redução do LDL colesterol para níveis antes não imaginados, tem fomentado ampla discussão do real benefício e segurança de metas lipêmicas mais rígidas.

A presente edição de ATUALIDADES MÉDICAS coloca-se como ferramenta científica conectada com as mais recentes evidências para uma prática médica atual e bem fundamentada. Os demais artigos da presente edição, consoantes com essa visão, abordam temas variados, contribuindo para a construção de um conhecimento plural nas mais diversas especialidades.

Eduardo Gomes Lima
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo.
Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Médico Assistente da Unidade de Aterosclerose – InCor HCFMUSP.

 

Confira os artigos dessa edição