Distúrbio androgênico do envelhecimento masculino e a terapia de reposição hormonal

O envelhecimento do homem é acompanhado por um progressivo declínio da produção de testosterona. Essa lenta diminuição provoca uma série de sinais e sintomas que podem, muitas vezes, interferir na qualidade de vida do homem.

Volume 1 - Edição nº 1

Tendência secular da mortalidade por doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas no Brasil

Os recursos destinados à saúde têm-se mostrado insuficientes para atender à crescente demanda populacional no Brasil. Estima-se que nos próximos anos o gasto familiar com saúde aumentará expressivamente, principalmente devido ao aumento de prevalência das Doenças Crônicas e Não Transmissíveis (DCNT).

Volume 1 - Edição nº 1

Treinamento resistido manual: alternativa para aumento de força muscular em mulheres pós-menopáusicas após interrupção do treinamento resistido tradicional

O objetivo do estudo foi verificar o efeito do treinamento resistido manual (TRM) sobre a força muscular de mulheres pós-menopáusicas após interrupção de um programa de treinamento resistido tradicional na musculação.

Volume 1 - Edição nº 1

Estímulo mecânico e formação óssea – Como o exercício físico estimula a formação do osso?

O tecido ósseo quando solicitado responde a estímulos externos. Atualmente tem-se dado muita importância a atividades físicas para a preservação da saúde como um todo, em especial da saúde cardiovascular, muscular e óssea.

Volume 1 - Edição nº 1

Tratamento de doença de Peyronie com uso de ondas de choque lineares (Renova®)

O uso de ondas de choque lineares de baixa intensidade está se tornando uma alternativa para o tratamento de casos de disfunção erétil de origem vascular, notadamente pacientes diabéticos, tabagistas ou com alterações dos lípides sanguíneos.

Volume 1 - Edição nº 1

Labirintite em adultos: como eu trato

A tontura é um sintoma frequente que motiva a procura de consultas eletivas e em serviços de pronto-atendimento. Embora a maioria das causas seja benigna, existem condições que podem ameaçar a vida, como acidente vascular encefálico ou tumor intracraniano, que devem ser diagnosticadas rapidamente.

Volume 1 - Edição nº 2

Síndrome Locomotora: um importante conceito no envelhecimento

Existe uma preocupação, cada vez maior, com o que diz respeito aos problemas locomotores associados ao envelhecimento.

Volume 1 - Edição nº 2

Microlitíase testicular: importância do diagnóstico no homem

Microlítiase testicular (MT) é definida pela presença de no mínimo cinco microcalcificações nos testículos. Sua prevalência é estimada em 0,6 a 6,7% da população geral 4 e em crianças corresponde a 1,9% 5.

Volume 1 - Edição nº 2

O impacto da inclusão digital na qualidade de vida do idoso – resultados da “oficina da lembrança”

Investigar a influência de atividades em grupo com uso de computadores e internet na qualidade de vida dos idosos.

Volume 1 - Edição nº 2

Infiltrado linfocítico de Jessner - Discussão de caso

Infiltrado linfocítico de Jessner (ILJ) é uma dermatose benigna rara, auto-limitante, caracterizada por placas e pápulas eritematosas assintomáticas situadas em áreas expostas ao sol.

Volume 1 - Edição nº 2

Dislipidemias

O diagnóstico das dislipidemias é baseado na determinação sérica do perfil lipídico que compreende o colesterol total (CT), HDL-colesterol (HDL-c), triglicérides e cálculo do LDL-colesterol (LDL-c) pela fórmula de Friedewald. Excepcionalmente, o diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, tais como o arco córneo, os xantomas e xantelasmas, presentes em alguns pacientes, particularmente os portadores de erros genéticos.

Volume 1 - Edição nº 3

Tratamentos da esclerose múltipla

O presente estudo tem por objetivo produzir uma revisão integrativa de literatura sobre esclerose múltipla e o seu tratamento. Os métodos utilizados foram pesquisa nas bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs e outras bases de dados, entre os anos de 2013 a 2017, com os descritores: “Esclerose Múltipla”, “Tratamento”, “Diagnóstico”.

Volume 1 - Edição nº 3

Qualidade de vida e hábitos de sono: aspectos condicionantes na formação do futuro médico

O objetivo desta pesquisa foi analisar em acadêmicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí sua qualidade de vida e hábitos de sono. Foi feito um estudo descritivo transversal, comparando-se os diferentes anos da graduação e correlacionando com possíveis fatores condicionantes (tais como uso de estimulantes e prática de atividade física).

Volume 1 - Edição nº 3

Estado nutricional de mulheres adultas e idosas submetidas à quimioterapia antineoplásica

Objetivo: Avaliar o estado nutricional de mulheres submetidas à quimioterapia (QT) antineoplásica através de indicadores objetivos e subjetivos. Métodos: Estudo do tipo série de casos, realizado no Hospital das Clínicas (HC/UFPE) e no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), onde foram avaliadas 67 pacientes ambulatoriais, entre abril e setembro de 2009.

Volume 1 - Edição nº 3

A eficácia de um programa psicomotor (cognitivo e motor) em pacientes idosos com demência

Objetivo: Analisar a eficácia de um programa psicomotor (cognitivo e motor) em pacientes idosos com demência. Método: O estudo incluiu 36 idosos com demência, de ambos os sexos, divididos em um grupo controle (n = 21) e um grupo experimental (n = 15).

Volume 1 - Edição nº 3

Como eu trato perda auditiva em idosos

A distribuição da população por faixa etária vem sofrendo mudanças significativas desde o século passado e o aumento da população idosa desencadeia a necessidade de constante aprimoramento dos profissionais da área da saúde, intuindo lidar com as doenças mais prevalentes nessa população.

Volume 1 - Edição nº 4

Efeito neuroprotetor dos estrogênios: combate ao estresse oxidativo

Durante o período reprodutivo, fêmeas produzem elevados níveis de estrogênios. Os três principais são estrona (E1), 17-β-estradiol (E2) e o estriol (E3). O 17-β-estradiol é o estrogênio predominante durante os anos reprodutivos tanto em termos de níveis séricos absolutos como em termos de atividade estrogênica.

Volume 1 - Edição nº 4

Identificação, avaliação e complicações no `near miss` materno: uma revisão baseada em evidencias

Nos países em desenvolvimento, índices de morbidade materna cursam ainda elevados, o estudo destes casos é importante para o desenvolvimento de novas estratégias.

Volume 1 - Edição nº 4

Estado nutricional e indicadores bioquímicos de adultos com anemia falciforme

A anemia falciforme (AF) é um problema de saúde pública mundial. Pouco tem sido descrito sobre o estado nutricional de adultos com AF, principalmente das condições nutricionais dos pacientes que são mais frequentemente hospitalizados.

Volume 1 - Edição nº 4

Micoses superficiais

As micoses superficiais são causadas por organismos chamados fungos (do latim fungum), que são seres vivos, com DNA delimitado por dupla membrana envolvente e que possuem organelas como mitocôndrias, aparelho de Golgi e reticuloendoplasmático, sendo seu processo reprodutivo mediado por mitoses.

Volume 2 - Edição nº 1

Prevalência de excesso de peso e fatores associados em uma região metropolitana do nordeste brasileiro

A obesidade nos dias atuais, em razão da sua magnitude, é considerada a mais importante desordem nutricional nos países desenvolvidos e em desenvolvimento devido ao aumento da sua incidência, o que a fez atingir proporção epidêmica mundial, assumindo, portanto, uma relevante problemática para a saúde pública.

Volume 2 - Edição nº 1

Estudo descritivo de idosos portadores de doenças crônicas acompanhados em um programa de promoção e prevenção de saúde.

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) causam aproximadamente 74% das mortes, retratando um desafio para as gestões de saúde. Programas de prevenção e promoção à saúde começaram a ser conduzidos por seguradoras privadas com o objetivo de melhorar a saúde dos usuários. Objetivo: Analisar o impacto de um programa de promoção e prevenção de saúde em um grupo de idosos portadores de DCNT de uma seguradora privada.

Volume 2 - Edição nº 1

Relação entre Fatores de Risco Cardiovascular e Perfil lipídico em Profissionais de uma Instituição de Ensino Superior

As doenças cardiovasculares (DCV) possuem como órgão alvo o coração, este por sua vez necessita constantemente de oxigênio e nutrientes. Entre as patologias presentes nesse grupo, podemos citar o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e aterosclerose. Esta última é caracterizada pelo perfil lipídico alterado e depósito de gordura nas artérias, fatores estes que impedem o fluxo sanguíneo para o coração.

Volume 2 - Edição nº 1

Dor Torácica no Consultório

Dor torácica é uma importante e frequente queixa na prática médica, tendo sua conduta bem estabelecida no ambiente de urgência e emergência. No entanto, em pacientes ambulatoriais sua incidência e etiologia são diferentes, impondo ao médico o desafio da correta investigação, diagnóstico e tratamento.

Volume 2 - Edição nº 1

Infecção do Trato Urinário

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das mais comuns infecções da população em geral. Há prevalência entre as mulheres, podendo acometer todas as faixas etárias. A ITU pode ser classificada quanto à localização ITU baixa (cistite) ou baixa (pielonefrite); complicada e não complicada.

Volume 2 - Edição nº 2

Avaliação do desempenho motor de lactentes nascidos pré-termo por meio da Alberta Infant Motor Scale

Avaliar o desempenho motor de lactentes nascidos pré-termo nos primeiros 12 meses de idade corrigida, pela Alberta Infant Motor Scale. E ainda, relacionar o desempenho motor com as comorbidades apresentadas pelos lactentes e as condições socioeconômicas da família.

Volume 2 - Edição nº 2

Cefaleia e tontura: dois sintomas independentes ou diferentes espectros da mesma doença?

O presente estudo tem a intensão de identificar, através de revisão literária atual, a conecção entre os sintomas cefaleia e tontura e discutir a possibilidade da coexistência dos mesmo como entidade única na migranea vestibular, assim como avaliar a indicação e a necessidade real dos exames subsidiários nesse diagnóstico.

Volume 2 - Edição nº 2

Uso de inibidores de tirosina quinase no tratamento da leucemia mielóide crônica em pacientes atendidos em um hospital de Uberaba/MG

O surgimento do imatinibe, inibidor de tirosina quinase (ITK) de primeira geração, revolucionou o tratamento da Leucemia Mielóide Crônica (LMC) por competir com o receptor celular de ATP prevenindo a transdução de sinais de energia necessários para a proliferação celular.

Volume 2 - Edição nº 2

Atualização em fisiopatologia do zumbido

O zumbido é um sintoma otoneurológico bastante prevalente na população, relacionando- se a muitas doenças e considerado de difícil tratamento. Objetivos: Apresentar, em uma perspectiva atual, a fisiopatologia do zumbido

Volume 2 - Edição nº 2

Melasma: Uma avaliação clínica, etiopatogênica e terapêutica em homens

O melasma é uma condição dermatológica caracterizada por manchas adquiridas na pele em decorrência do aumento de pigmentação cutânea, sendo mais comum em áreas corpóreas expostas ao sol como a face.

Volume 2 - Edição nº 2

Labirintopatias

A tontura é um sintoma associado a inúmeras condições clínicas e recruta a necessidade de investigação diagnóstica minuciosa e abordagem terapêutica individualizada.

Volume 2 - Edição nº 3

Tratamento de disfunção erétil em paciente submetido a prostatectomia radical para tratamento de câncer de próstata com uso de ondas de choque lineares (Renova ®)

A prostatectomia radical para o tratamento de pacientes com câncer de próstata localizado está consolidada como o tratamento “gold standard” em relação a outras abordagens terapêuticas, principalmente após o refinamento de técnicas de preservação dos feixes vásculo-nervosos dos corpos cavernosos e do assoalho pélvico melhorando a incontinência urinária.

Volume 2 - Edição nº 3

Rinites: atualização

A rinite alérgica é uma doença crônica comum que acomete pessoas de diferentes idades em todas as partes do mundo. Mesmo não sendo potencialmente fatal, tem muitas comorbidades e pode comprometer sobremaneira a qualidade de vida do indivíduo afetado.

Volume 2 - Edição nº 3

Função Renal em Alcoolistas

O consumo de álcool em quantidades moderadas tem sido reconhecido como de benefício para a prevenção das doenças cardiovasculares. O seu consumo exagerado tem ação deletéria sobre o aparelho digestório, sistema nervoso e aparelho cardiovascular, não sendo identificada com precisão sua ação sobre a função renal.

Volume 2 - Edição nº 3

Recidiva em hanseníase: exploração diagnóstica baseada em critérios clínicos

Fundamentos: O Brasil é o país com índices mais elevados de incidência e prevalência de hanseníase no mundo, sendo a recidiva considerada como um dos fatores responsáveis.

Volume 2 - Edição nº 3

Investigação in silico da malária falcípara: estado atual e perspectivas

A malária é tida como uma doença de grande magnitude, sendo considerada uma das doenças parasitárias de maior importância em âmbito global, logo ampliação da compreensão da fisiopatologia da entidade nosológica é de extrema importância no contexto das doenças transmitidas por artrópodes.

Volume 2 - Edição nº 3